Fonoaudiologia

Voz

A voz é um dos mais potentes meios de comunicação humana, e por meio dela conquistamos nosso espaço influenciamos pessoas e alcançamos o sucesso. Portanto, falar bem e ter uma voz saudável é essencial para uma boa comunicação.

Avaliação e Tratamento da Voz

Muitos distúrbios da voz resultam de diferentes abusos e do seu uso inadequado, por isso, as pessoas mais afetadas são os profissionais que dependem dela para trabalhar. A voz alterada é causada por diferentes patologias (nódulos, cistos, câncer) que impedem a vibração das cordas vocais, e, consequentemente afetam o rendimento profissional. Alterações na voz por mais de 15 dias não é normal e necessitam tratamento especializado. A falta de conhecimento sobre como se processa a voz associado à má técnica vocal é um dos motivos da sua perda. O tratamento da voz é indicado para reabilitação e melhor rendimento vocal.

Tratamento da Voz e Deglutição (disfagia) em pacientes especiais

Várias são as doenças que comprometem a voz e a deglutição. O câncer de cabeça e pescoço afeta estruturas (boca, faringe, laringe) e as doenças neurológicas (Parkinson, Escleroses, Ataxias) alteram os comandos motores levando a perda da voz, fala e deglutição. Pacientes com comprometimento na deglutição ficam desnutridos, desidratados e podem ter complicações pulmonares devido a engasgos e aspiração de alimento para o pulmão. O tratamento fonoterápico é indicado nesses casos e devidamente acompanhado por familiares que, bem orientados, darão o suporte necessário em casa.

Estética Vocal

A voz também envelhece com o passar dos anos. O esplendor da voz se dá dos 25 aos 45 anos, após esse tempo a voz começa a perder em brilho, projeção e resistência para falar. Hoje a fonoaudiologia oferece recursos para rejuvenescer a voz em pouco tempo resgatando a beleza da comunicação e melhorando a imagem profissional e pessoal.

Saúde e Técnica Vocal na Fala e nos Cantos Profissionais e “atletas da voz” como professores, empresários , advogados, comunicadores, cantores devem condicionar a musculatura laríngea para conseguir dar conta da grande demanda vocal. Esses profissionais são lançados no mercado de trabalho sem preparo vocal e acabam desenvolvendo diferentes patologias de laringe. O conhecimento e preparo muscular com a realização de exercícios vocais bem orientados levam a excelente desenpenho vocal e da comunicação.

Motricidade oral

Estética Facial

Com o passar dos anos aparecem as rugas e marcas de expressão. Exercícios e massagens para adequar e equilibrar as forças musculares da face e pescoço eliminam e/ou atenuam rugas suavizando os traços e resgatando a juventude.

Reabilitação do Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço afeta estruturas (boca, faringe, laringe) que, por vezes, é parcialmente retirado levando a perda da voz, fala e deglutição. O tratamento fonoterápico evita a desnutrição, desidratação e isolamento por falta de comunicação, pois, resgata funções devolvendo a qualidade de vida ao paciente que volta a falar, deglutir e respirar melhor.

Ronco

A qualidade do sono é fundamental para a saúde. Exercícios que tonificam a região da via aérea superior reduzem as apnéias (paradas respiratórias noturnas) e resgatam a saúde, pois ao diminuir e/ou eliminar o ronco melhoram a sonolência diurna, cefaléias, irritabilidade, concentração, rendimento no trabalho e estudo.

Paralisia Facial

A fonoterapia atua em todos os músculos faciais e sua funcionalidade, resgatando movimentos e sensibilidade mediante exercícios faciais, massagens, alongamentos e estimulação térmica. A paralisia facial pode resultar de infecções virais, traumatismos,tumores e até diabetes.

Distúrbios da Deglutição - Disfagia e Presbifagia

Com o passar dos anos a musculatura envolvida na deglutição e mastigação envelhece perdendo em força e tonicidade. Idosos podem apresentar sintomas como engasgos e afogamentos nas refeições, muitas vezes perdendo o interesse na alimentação, peso e saúde. Exercícios de fortalecimento da musculatura resgatam em pouco tempo a qualidade na mastigação e deglutição tanto na presbifagia (envelhecimento) quanto na disfagia em doenças neurológicas (Parkinson, ataxias cerebelares, sequelas). Retorna, assim, o prazer de sentar-se a mesa e alimentar-se com qualidade.

Linguagem

Alterações da Fala

O processo de aquisição da linguagem se dá desde o nascimento até por volta dos 5 anos de idade, e é ouvindo os outros falarem que a criança desenvolve sua fala. Às dificuldades como trocas na fala devem ser corrigidas e a participação da família e da escola são muito importantes. Problemas de linguagem e fala que não são tratados no momento adequado levam a alterações durante o processo de alfabetização e a criança poderá ter dificuldades na escrita.

Dificuldades de Aprendizagem – leitura e escrita

As dificuldades de aprendizagem normalmente aparecem na idade escolar e podem ser de causa orgânica ou emocional. As principais características destas dificuldades são trocas ou omissões de letras na escrita, dificuldades de leitura e de compreender o que lê e dificuldade de aquisição da linguagem escrita.

Gagueira

A gagueira pode ocorrer por repetições, prolongamentos e/ou bloqueios na fala e ainda vir acompanhada por tiques faciais e corporais. O paciente com gagueira necessita de tratamento para conseguir uma boa comunicação e, assim, melhor inserir-se em seu meio social.

Afasia

A afasia, ou seja, dificuldade de ler, falar ou compreender o que é falado pode ocorrer após o AVE (acidente vascular encefálico) que compromete as áreas cerebrais responsáveis pela linguagem. A fonoaudiologia oferece recursos para reabilitar essas funções devolvendo ao paciente a autonomia perdida.


Formulário de Contato

Aproveite agora e tire todas as suas dúvidas sobre esta especialidade clínica.

Todos os direitos são reservados a carlaviegas.com.br © 2018.
Desenvolvido por SOFTUS